Para trabalhar com alumínio, não é indicado usar as mesmas ferramentas utilizadas para o ferro

Publicado em 06/07/2023 • Média de de leitura

O alumínio por se tratar de um metal mais macio e flexível que o ferro, não é indicado a ser trabalhado com as mesmas ferramentas utilizadas para o ferro. Contudo ferramentas manuais usadas para trabalhos em madeira podem ser utilizadas no alumínio.

As ferramentas mais comuns usadas em trabalhos com alumínio são ferramentas de corte, de perfuração, de polimento e de derretimento/fusão.

 

Serras para alumínio

 

Serras de mão usadas em madeira ou serrotes usados com ferro são perfeitamente adaptáveis para trabalhar com alumínio, basta um pequeno ajuste na escolha de suas lâminas. As lâminas usadas para trabalho com alumínio devem ter boca larga e ser feitas de carbono, assim como para madeira. Isso ajuda a manter a serra livre de imperfeições e capaz de fazer cortes precisos.

 

Estaca

 

Uma estaca é uma peça afiada e pontiaguda feita de aço usada pra fazer marcações no metal. É geralmente usada no alumínio para dar acabamento em arestas após o corte. Um outro uso mais importante ainda de uma estaca é fazer marcas para furadeiras, neste caso, a estaca é martelada fortemente até formar um dente, o que ajuda a manter a broca no lugar e evitar

que escape quando estiver perfurando.

 

Furadeiras para alumínio

 

Furadeiras, aquelas que você pode substituir a broca manualmente, tanto elétrica quanto manual, são excelentes para trabalhos com alumínio. Já que o alumínio é um metal macio, ele tem tendência a entupir um pouco a broca. Então a broca usada para trabalhos com alumínio deve ter os espirais mais largos. Geralmente o pacote em que a broca vem dirá para quais materiais ela foi feita.

 

Marretas

 

Martelos não são indicados para uso em alumínio, já que podem criar dentes. Marretas de madeira, do tipo usado pra trabalhos com estanho, são apropriadas para alumínio, tanto para abrir uma folha quanto para fazer a fixação no lugar. Marretas são também uteis para dar o acabamento do alumínio nas bordas do trabalho.

 

Chaves de Fenda

 

O alumínio não requer chaves de fenda especiais. Parafusos de Alumínio são geralmente feitos tanto para chaves Philips O, Philips quadrada, Philips modelo Hex, cabeça achatada ou arredondada.

 

Ferramentas de acabamento e polimento

 

Uma variedade de ferramentas de acabamento e polimento podem ser usadas com trabalhos em alumínio. Polidoras e cones de polimento podem ser usadas com uma furadeira elétrica normal. Essas polidoras e cones podem ser facilmente acopladas à furadeira usando um adaptador. Essas peças podem ser usadas até deixar a peça com acabamento espelhado.

 

Fonte: Portal do Alumínio

Escrito por

Felipe Otto

Web Developer

WhatsApp

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência para o usuário e o pleno funcionamento das páginas deste site. Para mais informações, acesse a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Entendi

Política de Privacidade